CENTRO DE EDUCAÇÃO MEU CAMINHO
SUA MELHOR ESCOLHA NA JORNADA DO CONHECIMENTO
Fundada em 1997, o Centro de Educação “Meu Caminho” é uma escola particular localizada à Rua Lauro Ribeiro de Azevedo Vasconcelos, nº 163 na Vila Maringá.
Atualmente conta com 402 alunos nos cursos de Educação Infantil, desde o mini maternal, o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Tem como diretoras-mantenedoras: Maria Aparecida Della Mura Jannini e Maria Helena Giubilato Rúpolo.
A escola funciona num local privilegiado, pois conta com instalações adequadas e amplo espaço arborizado.
A escola desenvolve seu trabalho pedagógico em parceria com o Sistema COC de Ensino.
C.E. MEU CAMINHO
PILARES
O respeito pelas diferenças, o entendimento do papel de cada um na sociedade e a construção da cidadania plena.
Alunos criativos e conscientes que buscam uma melhor interpretação das informações recebidas valorizando a conexão com vários ambientes,aumentando seu relacionamento com todas as pessoas num mundo globalizado.
- Corpo docente atualizado e comprometido com a formação integral.
- Material didático e inovações tecnológicas.
- Eventos sociais,culturais e esportivos.
- Valores de cidadania e responsabilidade social e ambiental.
- Relacionamento personalizado: Portal Interativo COC em sua casa.
- No COC a qualidade pedagógica está sempre aliada á responsabilidade social.
.
Educar é mais um ato essencialmente social, sendo que a escola não é o único meio educativo, pois devemos considerar também os núcleos familiares, as comunidades sociais, os meios de comunicação. Mesmo assim, devemos reconhecer a importante função histórica da escola na boa formação do indivíduo e da sociedade.
À escola cabe a responsabilidade de organizar, sistematizar e desenvolver as capacidades criativas, científicas, étnicas e tecnológicas de uma nação, proporcionando à sociedade, desenvolvimento educacional e conseqüente desenvolvimento social.
O homem interage na sociedade e constrói a sua história. Assim sendo, o papel da escola é formar cidadãos lúcidos e capazes de reconstruir a vida em grupo, em termos de fraternidade, coletivismo, e cooperação, aprendendo a ocupar, preservar, enriquecer e a transformar o seu meio, priorizando a reflexão e a transformação para melhoria na qualidade da construção do processo de cidadania.
.
ESPAÇO FÍSICO
AMPLO E PRIVILEGIADO
ESPAÇO ENSINO INFANTIL
O espaço físico de nossa escola é privilegiado, com uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil. O espaço físico é um elemento indispensável a ser observado. É onde a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um plano de fundo no qual se insere emoções.
Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a afinidade que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.
Os espaços construídos para criança e com a criança devem ser explorados pela mesma, em uma relação de interação total, de aprendizagem, de troca de saberes entre os pares, de liberdade de ir e vir, de prazer, de individualidades, de partilhas, enfim, de se divertir aprendendo.
ESPAÇO ENSINO FUNDAMENTAL
Buscando compreender as contribuições do ambiente físico ao desenvolvimento e aprendizagem, devemos levar em consideração que:
“Para qualquer ser vivo, o espaço é vital, não apenas para a sobrevivência, mas sobretudo para o seu desenvolvimento. Para o ser humano, o espaço, além de ser um elemento potencialmente mensurável, é o lugar de reconhecimento de si e dos outros, porque é no espaço que ele se movimenta, realiza atividades, estabelece relações sociais”. (Lima, 1995, p. 187)
Neste sentido, o ambiente físico é uma variável importante. Os objetos, os espaços disponíveis para cada atividade, podem funcionar como facilitadores deste processo de aprendizagem, oferecendo mais alternativas para a percepção e criatividade de cada um.
ESPAÇO ENSINO MÉDIO
O espaço escolar tornou-se um ambiente formador de personalidades e de representações. Sua estrutura física deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e desenvolverem seu pensamento crítico.
Uma breve compreensão da importância que a infraestrutura e o espaço escolar apresentam e de como se relacionam com o processo de aprendizagem é um fato de grande relevância para que se possa estabelecer o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais. Uma habilidade é desenvolvida quando o indivíduo consegue associar seu conhecimento adquirido ao meio que se vive.
TECNOLOGIA
RECURSOS TECNOLÓGICOS
O Centro de Educação “Meu Caminho”, possui a mais alta tecnologia para auxiliar de forma significativa a evolução da aprendizagem.
Para ministrar as aulas, os professores contam com salas de aula equipadas com lousas digitais (touch) de última geração, com o programa classbuilder que oferece recursos para deixar os slides ainda mais interativos e atraentes. As aulas de robótica também ganharam uma nova ferramenta: tabletes. Com os Tabletes, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental acompanham de forma simultânea todo o conteúdo pedagógico que é exibido no computador. O professor fomenta o processo de aprendizagem com a ferramenta digital estimulando o conhecimento de forma dinâmica e ativa. Desta forma, os alunos tornam-se capazes de desenvolver novas habilidades e vivenciar experiências que contribuirão ativamente para o processo de construção do conhecimento.
O aluno por sua vez tem em casa uma extensão da escola, o Portal do COC, que além do livro eletrônico também oferece outros recursos tais como: revisão online dos conteúdos, vídeos, informe dos vestibulares e aulas multimídia.
O Programa LEGO de Educação Tecnológica se apresenta como alternativa viável para a preparação do aluno com vistas à superação de desafios cotidianos, por meio de um ambiente de aprendizagem rico em estratégias que o conduza à socialização e ao autodesenvolvimento, além de possibilitar o fortalecimento das bases sociais do cidadão e do exercício em comunidade.
Ao contratar assoluções de aprendizagem do ZOOM neste ano a “Escola Meu Caminho – COC” buscou mais do que um serviço educacional: queria um parceiro que pudesse contribuir com a visão e com a missão de construir conhecimento em um ambiente harmonioso e que acrescentasse valor ao que já vinha sendo oferecido na grade curricular da escola. E foi o que aconteceu. Depois de notar o entusiasmo de pais, alunos e professores, a escola, iniciou a parceria.
A Metodologia LEGO ZOOM foi desenvolvida para ser executada e aplicada em quatro fases, quais sejam:
CONTEXTUALIZAR: O professor faz com que o aluno “se ligue” a um determinado tema. Esse tema estabelece uma conexão entre os conhecimentos prévios do aluno com os novos, estando sempre relacionados com uma prática. O aluno tem contato com os conceitos tecnológicos e o professor utiliza predominantemente o processo de mediação.
CONSTRUIR: O aluno põe “mãos à massa”, fazendo uma montagem relacionada com o tema da fase anterior. Seymour Papert diz: “Quando ‘raciocinamos comnossos dedos’, liberamos energias criativas,modos de pensamento e modos de ver as coisas que, de outra forma, nunca poderiam ser liberados”.
ANALISAR: Nessa fase, os alunos vão apresentar as montagens, explicar seu funcionamento, corrigir eventuais erros e validar o Programa.O professor fará, com seus alunos, uma mediação do raciocínio tecnológico sobre todas as montagens apresentadas.
CONTINUAR: Nessa fase, o aluno vai resolver uma situação-problema proposta pela Revista ZOOM. Assim o aluno terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, modificando sua montagem para adequá-la às novas necessidades. Nesse momento, o professor fará a mediação do raciocínio lógico.